CLUSTERS DE EMPRESA
Cluster
É aglomeração,
concentração de empresas interconectadas e que se comunicam por possuírem
características semelhantes e coabitarem no mesmo local, elas colaboram entre
si, fornecedores e prestadores de serviço e assim tornam-se mais eficientes. Mais
conhecida por condomínio industrial.
Este conceito foi popularizado pelo economista Michel E. Porter no ano 1990, no seu livro Competitive Advantages of
Nations ("As vantagens competitivas das nações").
Exemplo
em Gravataí= Continetal e a Goodyer
Complexo
Industrial Automóveis de Gravataí, é uma espécie de cidade da GM, é um complexo
de fabricas, com cerca de 7.000 almoços servidos por dia, são em torno de 40
ruas e os funcionários são levados de ônibus entre uma fábrica e outra pois são
cerca de 500km rodados dentro dela, são cerca de 26 empresas.
Algumas vantagens:
Força
de atuação em mercados internacionais
Fornecedores
especializados
Escala
de produção
Poder
de compra
Aprendizagem
em conjunto
Objetivos:
Michael Porter
indica que os clusters têm o potencial de melhorar a competitividade industrial:
- Facilitar
integração entre parceiros
- Reduzir
custos da produção
- Ser
mais forte pelos vínculos criados
- Trocar
informações
- Fazer
treinamentos em grupos, pois todas as empresas estão com um mesmo objetivo
final
- Incrementando a produtividade das
empresas ligadas ao cluster,
- Aportando inovação,
- Estimulando a criação de novas
empresas
Motivações
·
Necessidade de entrada em novos mercados
·
Acesso a canais de distribuição estabelecidos
·
Difusão e transferência de tecnologia
·
Complementaridade tecnológica
·
Partilha de riscos
·
Redução de custos de produção e desenvolvimento
·
Aceleração de introdução de novos produtos
·
Ultrapassagem de barreiras legais
·
Envolvimento de diferentes experiências e estilos
·
Desenvolvimento econômico e social da região
Comentários
Postar um comentário