LICENCIAMENTO DE PRODUTOS
Fonte:
https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=3&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwi92vOnn_jVAhUqsFQKHTA0CQsQFggvMAI&url=http%3A%2F%2Fwww.sebraemercados.com.br%2Foportunidades-no-licenciamento-de-marcas-e-produtos%2F&usg=AFQjCNEgAu0Hbwe0FeEKAwaqj12md4XEsg
Características da franquia
Os dois modelos recebem treinamentos de sua matriz e devem seguir um padrão de qualidade da marca.
No caso da franquia, o empreendedor recebe junto com o investimento todo o sistema de gestão a ser seguido. A unidade deve seguir o padrão da marca, que já oferece todo o suporte, o treinamento e know how para desenvolvimento do negócio. É como uma receita de sucesso, que deve ser seguida à risca pelo franqueador.
Nessa orientação, o franqueado vai aprender tudo sobre esse novo negócio: desde o plano arquitetônico de sua loja até o modelo de gestão de pessoas que deve aplicar com seus funcionários. Se houver dúvidas ou problema, ele pode recorrer à franqueadora e contar com o apoio dos consultores de campo.
Características do licenciamento
No caso do licenciamento, o empreendedor compra apenas a licença para comercialização de produtos sob o nome da marca. A unidade coordena o rumo do negócio, subordinada à empresa matriz, que oferece muito pouco suporte. A gestão da unidade fica a cargo do empreendedor, é independente. garante mais autonomia, mas o risco da operação é maior.
Em geral o valor investido em uma franquia é mais alto do que em um licenciamento.
Principais diferenças entre franquias e licenciamento de lojas
| Licenciamento | Franquias |
| Autonomia na administração do negócio | Criatividade e autonomia limitadas |
| Isenção de taxa de adesão à marca | Pagamento de taxa de franquia para aderir à marca |
| Empresário estipula quanto vai gastar com publicidade local | Pagamento de fundo de propaganda para divulgação da marca |
| Transferência apenas do direito de uso da marca | Transferência de know how, manuais de operação e negócio formatado |
| Contrato de menor duração e com menos obrigações entre as partes | Contrato de maior duração e com mais obrigações entre as partes |
Independente do modelo escolhido, é preciso muita cautela ao escolher o negócio em que investir. Para o empreendedor, é preciso muito estudo para entender qual o seu perfil de gestão e qual setor combina mais com sua disponibilidade.
Para as redes, independente de franquia ou licenciamento, é preciso manter um padrão rigoroso de expansão. O empreendedor que levar a sua marca vai ajudar a construir a imagem do seu negócio – positiva ou negativamente.
https://centraldofranqueado.com.br/blog/2016/06/02/diferenca-franquia-e-licenciamento/
MARCAS INVESTEM EM PRODUTOS LICENCIADOS PARA ADULTOS
Ser nerd deixou de ser estigma, ao menos para o comércio. Uma avalanche de lançamentos de produtos para adultos que vão desde bonecos de Darth Vader para decoração, peças de vestuário inspiradas em desenhos animados e até roupa de cama de casal com o brasão de Hogwarts, a escola do bruxo Harry Potter apela fundo ao espírito de colecionador e à nostalgia de cada consumidor. Com tanto incentivo, muita gente grande passou a vestir a camisa (de preferência com seu personagem favorito estampado nela) dessa moda nerd retrô.
Os chamados itens licenciados com ícones de marcas registradas geraram quase R$ 18 bilhões em vendas em 2016, segundo a Associação Brasileira de Licenciamento (Abral) incluindo produtos para todas as faixas etárias. Segundo Marici Ferreira, presidente da Abral, o segmento para adultos já representa 30% do total de licenciamentos.
Quanto mais forte é a imagem de uma marca, maior o interesse em adquirir produtos com ela explica, acrescentando que sequências de filmes, novos episódios ou spin-offs, criações que derivaram de outros títulos, ajudam a manter a marca na mente do público. No fim das contas, o filme é ponta do iceberg, você quer é licenciar produto, brinquedo, comida, bebida, roupa.
As grandes franquias midiáticas começam com força na década de 1980. As crianças daquela época cresceram, compram produtos que se relacionam com essas paixões antigas.
Fonte: http://revistapegn.globo.com/Banco-de-ideias/noticia/2017/05/marcas-investem-em-nostalgia-para-atrair-adultos-com-produtos-licenciados.html
Porque as empresas licenciam um produto?
As empresas licenciam uma marca quando precisa agregar valor ao seu produto, através dos valores explícitos por uma marca ou um personagem ou para estreitar seu relacionamento com determinado público. Além disso produtos licenciados vinculam a confiança que se tem à marca licenciada, acima da confiança que se tem no fabricante, aumentando seu valor agregado.
Por exemplo, se você é um fabricante de piscinas infantis, compete num mercado onde quase todas as marcas tem os mesmos atributos, competem em sua diferenciação por qualidade (que muitas vezes não é percebida pelo público), design, distribuição, preço e etc. A diferença de uma piscina infantil que custa 15 reais para uma que custa 25 reais é extremamente grande. Porém, se você tiver uma piscininha da Moranguinho que custa 50 reais e sua filha quer muito, você vai comprar. Não se levam mais em conta os fabricantes e muitos atributos comparativos não tem mais importância. Você confia na Moranguinho, sabe que “não deve ser de uma qualidade ruim” e compra. Nesse processo todo valor da Marca Moranguinho foi levado em consideração e não os atributos do fabricante em si, mesmo que, como acontece em muitos casos, pode ser o mesmo fabricante e até mesmo o mesmo modelo da piscininha de 15 reais que você havia visto.
E produto licenciado vende mais?
Ai então entramos dentro de um assunto muito interessante, a resposta ideal seria depende da estratégia adota, mas geralmente eles acabam dando um retorno em vendas bem interessante.
O resultado de um programa de licenciamento aplicado a um produto depende totalmente de decisões estratégicas, como a escolha da melhor propriedade para seu público e canal, desenvolvimento de um bom produto, que explore bem o universo lúdico trabalhado pela licença, e o cenário onde você esta atuando. Não adianta querer fazer, por exemplo, um relógio adulto masculino do Patati-Patata.
Em geral, quando bem escolhida a licença e produto bem trabalhado, o resultado de um programa de licenciamento reflete de 20 a 50% em vendas a mais do que um produto de marca própria, o que significa muito pois o produto licenciado permite uma faixa de lucratividade superior ao produto convencional.
Fonte: http://www.lantindesign.com.br/blog/licenciamento-de-marcas-esportivas/
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